segunda-feira, 21 de junho de 2010




O templo de Luxor, foi um dos maiores monumentos da cidade de Tebas, no Egito Antigo. Sua construção foi levada a efeito sob o reinado de Amenhotep III, e dedicado à tríade de Tebas. Embora colossal em tamanho - cerca de 275 m de comprimento -, apresenta ao mesmo tempo linhas simples, geométricas. Colunas, muros e arquitraves eram cobertos por motivos inspirados nas vitórias do faraó, em cores vivas. À frente do templo havia estátuas colossais e dois obeliscos que estão hoje na Praça da Concórdia, em Paris.



alunos:Adriana,Cíntia,Dyersica,Jhone,Karen,Kennedy,Valesca,ThiagoN
FONTE:WWW.GOOGLE.COM.BR

HISTÓRIA DA ARQUITETURA

A História da Arquitetura é uma subdivisão da história da arte, responsável pelo estudo da evolução histórica da arquitetura , seus princípios, idéias e realizações. Esta disciplina, assim como qualquer outra forma de conhecimento , está sujeita às limitações e potencialidades da história enquanto : existem diversas perspectivas em relação ao estudo da arquitetura, a maior parte das quais ocidentais.
Na maioria dos casos (mas nem sempre), os períodos estudados pela História da Arquitetura correm paralelos aos da História da Arte, embora existam momentos em que as se sobreponham ou se confundam. Não raro, uma estética que é considerada nas artes plásticas ainda não ter encontrado sua representação na arquitetura, e vice-versa.
Os primeiros homo sapiens refugiavam-se nos lugares que a natureza lhes oferecia, podendo ser em aberturas nas rochas, cavernas, grutas ao pé de montanhas ou até no alto delas.
Pré-História - A rquitetura neolítica

A rquitetura neolítica
As primeiras grandes obras de arquitetura remontam à Antigüidade, mas é possível traçar as origens do pensamento arquitetônico em períodos Pré-históricos, quando foram erigidas as primeiras construções humanas.
Durante Pré-história surgem os primeiros monumentos e o Homem começa a dominar a técnica de trabalhar a pedra. Mas é... Somente no final do neolítico e início da idade do bronze que surgem as primeiras construções de pedra, principalmente entre os povos do Mediterrâneo e os da costa atlântica. Esses monumentos colossais tinham a função de templo ou de câmaras mortuárias, não se tratando de moradias.
O abrigo, como sendo a construção predominante nas sociedades primitivas, será o elemento principal da organização espacial de diversos povos. Este tipo de construção ainda pode ser observado em sociedades não totalmente integradas na civilização ocidental, como os povos ameríndios, africanos, aborígenes, entre outros. A presença do abrigo no inconsciente coletivo dos povos primitivos é tão forte que marcará a cultura de diversas sociedades posteriores.
A cultura megalítica, que se desenvolve entre 5000 à 3000 A.C., é a primeira expressão da vontade e da necessidade das sociedades conceberem e organizarem os espaços e os lugares, não só em termos físicos, como também em termos simbólicos. Como principais tipos de monumentos megalíticos temos:
Menir(es)
consiste num megalito, coluna rudimentar, erguida em direção ao céu
Alinhamento agrupamento de menires organizado em linha reta
Cromeleque agrupamento de menires organizado em círculo
Anta ou Dólmen construções megalíticas formadas por pedras colocadas na vertical sobre as quais assenta uma laje
A rquitetura na Antiguidade

Antiguidade
À medida que as comunidades humanas evoluíam e aumentavam, acometidas pelas ameaças bélicas constantes, a primeira modalidade arquitetônicas a se desenvolver foi essencialmente a militar.
Com a evolução das culturas, muitos aspectos da vida cotidiana estavam baseados no respeito ou na adoração ao divino e ao sobrenatural. O poder divino, portanto, equiparava-se (ou mesmo superava) o poder secular, fazendo com que os principais edifícios das cidades fossem os palácios e os templos.
Arquitetura Egípcia Arquitetura Assíria Arquitetura Babilônica Arquitetura Etrusca Arquitetura Minóica Arquitetura Micênica Arquitetura Persa Arquitetura Suméria . As necessidades de infra-estrutura daquelas primeiras cidades também tornaram necessário o progresso técnico das obras de engenharia. Divisões da Arquitetura na Antiguidade
A rquitetura do Egito Antigo
Quando todas as comunidades ao longo do rio Nilo são unificadas em um único império (cerca de 3.200 anos a.C.), os egípcios demonstram nas suas manifestações artísticas uma profunda religiosidade, dando um caráter monumental aos templos e às construções mortuárias, notadamente as pirâmides construídas em pedra.


alunos:Adriana,Cíntia,Dyersica,Jhone,Karen,Kennedy,Valesca,ThiagoN

fonte:www.historiadaarquitetura.com.br

Bauhaus

Foi a primeira escola de design, artes plásticas e arquitetura que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha.
Bauhaus foi fundada por Walter Groupius, que tinha grandes sonhos para aquela escola, mas acabou sendo base de muitos conflitos naquela época.
A maior parte das obras feitas naquela época foi vendidas durante a Segunda Guerra Mundial.
Atualmente Bauhaus é uma das melhores Universidades da Alemanha.

"Aluno:Pedro Henrique nº: 28"
Fonte: Wikipédia - 21/06 às 17:00hrs

sábado, 19 de junho de 2010

A arquitetura (do grego arché — αρχή — significando "primeiro" ou "principal" e tékton — τέχνη — significando "construção") refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano).

A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. Uma definição mais precisa da área envolve todo o design (ou seja, o projeto) do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo), da cidade (planejamento urbano e urbanismo) e da região (planejamento regional ou Ordenamento do território). Neste percurso, o trabalho de arquitetura passa necessariamente pelo desenho de edificações (considerada a atividade mais comum do arquiteto), como prédios, casas, igrejas, palácios, entre outros edifícios. Segundo este ponto de vista, o trabalho do arquiteto envolveria, portanto, toda a escala da vida do homem, desde a manual até a urbana.

fonte:www.wikipédia.com.br

alunos:Adriana,Cíntia,Dyersica,Karen,Kennedy,Jhone,Valesca,ThiagoN

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Arquiteturas de Oscar Niemeyer



A cidade Administrativa de Minas gerais é considerada um dos projetos mais ousados de Oscar Niemeyer.Foi inaugurado em 4 de março de 2010.



Cidade Administrativa de Minas Gerais













Museu Oscar Niemeyer, Curitiba.

Inaugurado em 2002.


















Mão, escultura de Niemeyer,no Memorial da América
Latina, São Paulo,1989.



"Se é certo como acredito que nós,
homens,inventamos a vida,o mundo
imaginário em que habitamos,
Oscar Niemeyer é um dos que mais
contribuíram para isso, inventando
uma arquitetura que parece nascida
do sonho e, com isso, nos ajuda a viver".

(Ferreira Gullar)














Bibliografia:



Alunos:Katiara,Tafnes,Wanessa,Karina,Cássio,André,Mateus,Tainara Kelly.
n°s:21,31,37,20,05,02,27,44









































A cidade Administrativa de Minas Gerais é considerada um dos projetos mais ousados de Oscar niemeyer.foi inaugurado no dia 4 de março de 2010. Cidade Administrativa de Minas Gerais.
MUSEU OSCAR NIEMEYER











MUSEU OSCAR NIEMEYER,CURITIBA.

INAUGURADO EM 2002.






Mão,escultura de Niemeyer no Memorialda América Latina,São Paulo,1989.



"Se é certo - como acredito - que nós,
homens, inventamos a vida, o mundo
imaginário em que habitamos, Oscar Niemeyer
é um dos que mais contribuíram para
isso, inventando uma arquitetura que
parece nascida de um sonho e, com isso,
nos ajuda a viver".
(Ferreira Gullar)



Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/oscar_niemeyer


Alunos:Katiara,Tafnes,Wanessa,Karina,Cássio,André,Tainara kelly,Mateus.
n°s:21,31,37,20,05,02,44,27



Arquitetura moderna(características)

Uma das características da arquitetura moderna são as ideias de industrialização, economia e a recém-descoberta noção do desing.Uma das principais bandeiras dos modernos e a rejeiçao dos estilos hitóricos principalmente pelo que acreditavam ser a sua devoção ao ornamento.Dentro desta tendência destaca-se o arquiteto e engenheiro Oscar Niemeyer onde suas obras são conhecidas mundialmente.Seus trabalhos mais conhecidos são os edificios públicos para a cidade de Brasilia.


"Não é o ângulo reto que me atrai ,
nem a linha reta, dura, inflexível, criada
pelo homem.O que me atrai é a curva
livre e sensual, a curva que encontro
nas montanhas do meu país, no curso
sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar,
no corpo da mulher preferida.
De curvas é feito todo o universo,
o universo curvo de Einstein".

(Oscar Niemeyer)


-Obras:








Athos Vulcão











Palácio da Alvorada















Catedral


congressoO Nacional
"A vida pode mudar a Arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo,ela será mais simples".
(Oscar niemeyer)
Bibliografia:
Alunos:Katiara,Tafnes,Wanessa,Karina,Cássio,André,Tainara Kelly,Mateus,
n°s:21,31,37,20,05,02,44,27